︎


Ao completar o processo de compra está a aceitar os Termos e Condições


Calendário de Eventos | Events Calendar: (*)




Sábado 11 Maio | 16h

LANÇAMENTO |  Muitos anos a virar páginas, de Hugo Pinto
Apresentação do livro por Rui Alves de Sousa
Conversa com o Hugo Pinto e Jorge Deodato, editor da Escorpião Azul

Muitos Anos a Virar Páginas assinala os dez anos de existência da editora Escorpião Azul e apresenta um extenso e profundo vislumbre sobre a BD em Portugal, carregado de inúmeras histórias dos bastidores da edição da 9ª Arte que eram, até agora, desconhecidas.   No atual e consentâneo período dourado que se vive na edição de banda desenhada em Portugal em que, cada vez mais, se lança mais e melhor BD por terras lusas, há, ainda assim, questões que subsistem sem resposta: como é que, efetivamente, se desenrola a atividade de edição de BD por cá? Será este mercado tão sustentável como aparenta ser? Que ambiente se respira entre concorrentes na edição? Que tiragens são feitas? Que diferença há entre Novela Gráfica e Banda Desenhada? Como vivem os editores de BD em Portugal? E serão eles “editores” ou meros “publicadores”?  Sobre estas e outras questões se vai conversar na esplanada da Tinta nos Nervos com o autor Hugo Pinto e Jorge Deodato, editor da Escorpião Azul, numa apresentação e encontro moderado por Rui Alves de Sousa, responsável pelo programa Pranchas e Balões da Antena 1.
Um livro obrigatório para todos os amantes de banda desenhada.
*
Hugo Pinto (Lisboa, 1984) Licenciou-se em Publicidade e Marketing, com especialização em Publicidade, em 2006. Desde então, trabalhou primeiro como copywriter, depois como assistente na organização de eventos e, finalmente, desde 2009, em diplomacia económica, numa Embaixada em Lisboa. Em janeiro de 2020, criou o blogue Vinheta 2020, com o propósito de comentar banda desenhada. No final do primeiro ano de existência do blogue, os prémios Vinhetas D’Ouro. Muitos Anos a Virar Páginas é o seu primeiro livro.


Entrada gratuita. Lugares limitados. Não se fazem reservas.




Exposição


Quarta-feira 22 Maio | 18h-21h Preview
Sábado 25 de Maio | 16h Inauguração 

Narcolepsia


Júlio Dolbeth



Este ano a Tinta nos Nervos participa, pela primeira vez, no Lisbon Design Week, uma iniciativa que visa a promoção do design e das artes criativas, unindo diferentes equipamentos culturais na cidade de Lisboa, num percuso e numa programação conjunta que se estende de dia 22 a 26 de Maio.
Júlio Dolbeth foi o artista convidado a apresentar, na Tinta,  uma exposição dos seus trabalhos, originais e multiplos e a conceber uma imagem exclusiva para o chá a ser criado especialmente para o evento, pela Companhia dos Chás. Apesar de, no dia 22 de Maio, a Tinta abrir portas, no dia 25 recebe o artista para a inauguração oficial com direito a visita guiada e cocktail.

Sobre o projecto escreve Julio Dolbeth:
"Narcolepsia transporta-nos para o mundo do sonho e do onírico e convida-nos a explorar esta fronteira entre a vigília e o sono, onde as barreiras da realidade se dissolvem.
Da exposição fazem parte desenhos que provêm dos meus cadernos, muitas vezes testemunhos de um momento onde a concentração é mais difícil e onde o desenho flui de maneira quase automática.
Narcolepsia, uma condição neurológica caracterizada por episódios de sonolência extrema e cataplexia, é o recurso simbólico para quando os lápis ganham vida própria e os sonhos invadem de forma imprevisível as minhas metáforas visuais. São fragmentos narrativos que sugerem novas histórias por justaposição ou mera ligação aleatória. O onírico e o real entrelaçam-se de forma inextricável, desafiando noções convencionais da consciência e da experiência.
Desta exposição faz parte um conjunto de desenhos, isolados das páginas do caderno e editados digitalmente para promover novas interpretações narrativas. A ele, acrescem novos desenhos a lápis e aguadas que propõem leituras, ora alternativas ora complementares, onde cada imagem conta uma história carregada de subtexto e sugestão."


Entrada gratuita. Lugares limitados. Não se fazem reservas.